02 AGO 2021
Nova Castilho realiza a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 30 de julho, no Salão de Eventos, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Nova Castilho, que este ano teve como tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Lúcio Mauro Garcia, Vice -Prefeito Adriano Jacomino, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Jeferson Venâncio Castilho, Gestora do Departamento de Assistência Social Maria Aparecida Camargo e Palestrante Cecilia Ketelhute Franco de Carvalho Ferreira e a extensão da mesa foi composta pelos Vereadores Adriana Maria Santana e Idair Cavalare (Branco).
Durante a abertura da Conferência, o Prefeito Lúcio agradeceu aos presentes, parabenizou ao excelente trabalho desenvolvido pelo Departamento de Assistência social, CRAS e CCI, mesmo em tempos de pandemia.
A Gestora do Departamento de Assistência Social Maria Aparecida Camargo agradeceu as autoridades e anunciou que a Assistência Social do município teve um grande avanço com o envio para a Câmara Municipal dos projetos de lei para regularizar os Conselhos de Assistência Social, da Criança e Adolescente, do Idoso e do SUAS.
O Presidente do Conselho Jeferson Castilho em seu discurso, se colocou à disposição da população e declarou oficialmente aberta a Conferência.
Ainda durante a abertura, foi realizada uma homenagem para duas pessoas muito especiais e importantes na área social que faleceram este ano: a Primeira-Dama Zuleika Bistaffa e a Assistente Social Marla Cristina Rodrigues de Assis.
Em seguida a Doutora em Assistência Social Cecilia Ketelhute Franco de Carvalho Ferreira ministrou uma palestra explicando o tema da conferência e seus eixos.
Após a palestra os participantes dividiram-se em 5 grupos, discutiram e elaboraram propostas para melhorias na Assistência Social.
As propostas foram apresentadas em plenária e votadas por todos os participantes. Foram apresentadas ainda, algumas propostas que a população enviou através de uma plataforma disponível na internet, acessada através de um link ou QRCode.
A Plenária Geral contou com a participação do Prefeito Lúcio Mauro Garcia que se dispôs a ouvir as propostas.
Ao término do evento, foi realizada a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social. Foram eleitos Matheus Santana, representado a Sociedade Civil e Maria Camargo, representando o Poder Público.
Durante a conferência, foram respeitados todos os protocolos de prevenção à COVID-19.
A 12ª Conferencia Municipal de Assistência Social de Nova Castilho foi realizada e organizada em parceria entre o Conselho Municipal de Assistência Social, Departamento Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal e e foi transmitida ao vivo pela página oficial do município no Facebook.